Programa Cidade de Paz é destaque em Fórum de Segurança
O “Programa Cidade de Paz: Transformando Itabuna em uma Cidade de Paz” foi apresentado pelo presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, Roberto José da Silva, no 7º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Cuiabá. O evento reuniu na Universidade Federal do Mato Grosso, de 17 a 20 deste mês, mais de 200 especialistas, pessoas que pensam e já foram gestores e trabalhadores da área de segurança pública, além da palestrante Regina Miki, Secretária Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.
Coordenador Técnico do referido programa no Grupo de Trabalho - 4 “Violência Letal no Brasil: Políticas Públicas, Estratégias e Experiências Municipais e Estaduais de Redução e Prevenção”, Roberto José da Silva disse que o programa foi destacado como boa prática do Município na prevenção primária da violência e exemplo para outros gestores municipais e operadores de segurança pública presentes. O coordenador enfatizou que a execução geral do programa Cidade de Paz está ancorada no Gabinete do Prefeito Claudevane Leite.
Cabe ao prefeito deliberar as ações, tendo enfatizado ainda que se pretende no curto prazo promover a convivência pacífica e segura em Itabuna, reduzir o envolvimento de adolescentes e jovens em situações de violência e uso de drogas ilícitas e promover a redução dos crimes de maior incidência na sensação de segurança em todo município através das diversas ações e intervenções propostas. “É um programa multissetorial que envolve a administração direta e indireta do município, costurando as ações, as quais responderão como objetivo geral de reduzir as vulnerabilidades e risco social” discursou Roberto José da Silva.
No mesmo GT também apresentaram experiências e projetos Álvaro Duboc, secretário de Assuntos Estratégicos do Espírito Santo, com o trabalho: “Programa Estado Presente: Em Defesa da Vida”; o coronel PM Ronaldo Nazarethn, representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, com “Segurança Pública: Caso de Polícia? Experiência do Programa Ambiente de Paz e importância do envolvimento dos atores sociais para fomento e aplicação de políticas públicas”.
Outras experiências foram exibidas por Valdemir Monteiro, secretário de Promoção Social do Estado do Pará, com “Unidade Integrada Pro Paz (UIPP): Modelo de integração polícia e comunidade para a redução dos índices de violência e criminalidade no Estado do Pará”; e o delegado Gabriel Ribeiro Nogueira Júnior, coordenador de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Sergipe, com o trabalho “Homicídios: Expressão da Violência em Sergipe”.
O Fórum é o maior evento anual de discussão sobre segurança pública e polícia reunindo policiais, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil do Brasil e de outros países em mesas-redondas, oficinas, grupos de trabalho e conferências. A solenidade de abertura, contou com a presença do governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Maria de Luca Miki, do presidente do Fórum, Sérgio Roberto de Abreu, Wilson Sales Damázio, do presidente do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Conesp), Humberto Viana, secretário Nacional de Defesa Civil; e secretários de Estado de Segurança Pública de todas as Unidades da federação, na noite desta quarta-feira, dia 17.